Weather Forecast

PARTILHAR NA REDE
Photo 01

A Associação

Em 2006 os moradores do Casal de S. Simão criaram a Associação “Refúgios de Pedra” com a finalidade de recuperar, preservar e promover a aldeia, a sua envolvente e tradições, de um modo sustentável.

Photo 02

Stand na Feira Anual

Tem um importante papel como representante dos seus associados junto das entidades oficiais, tais como a Câmara Municipal, Região de Turismo ou a Rede das Aldeias do Xisto (Adxtur).

A Associação tem dinamizado a promoção Turística das Aldeias do Xisto através do acompanhamento de jornalistas (nacionais e estrangeiros) que têm vindo conhecer as potencialidades turísticas do Casal de São Simão.

A colaboração e presença em acções do Município de Figueiró dos Vinhos, como forma de participar na vida do Concelho é também uma prioridade para a “Refúgios de Pedra”.

Photo 03

A desmatação

A limpeza da envolvente do Casal de São Simão tem sido também uma preocupação para a qual tem havido a colaboração de todos os moradores, de modo a preservar um espaço e protegê-lo da calamidade dos incêndios florestais.

Mariolas

A colaboração da Associação na abertura do Percurso Pedestre que liga o Casal de São Simão à Ferraria de São João (percurso de GR) e o Caminho do Xisto (percurso de PR), na envolvente do Casal, são 2 projectos já concluídos. A quantidade de pessoas que ao longo do ano percorrem estes trilhos demonstram que esta foi uma aposta ganha.
O êxito destes dois percursos levou a Câmara de Figueiró dos Vinhos a lançar dois novos projectos: o Percurso Pedestre a

Do Casal às Ferrarias

ligar a “Foz do Alge ao Casal de São Simão”, que está em fase de conclusão e “Ribeira de Alge – da Nascente à Foz”, que percorrerá toda a Ribeira de Alge desde a sua nascente até à foz. Estes dois percursos interligar-se-ão e farão parte de uma Grande Rota.

Com a entrada do Casal de São Simão na rede das Aldeias do Xisto no ano de 2005, a aldeia tem passado por grandes mudanças.

Limpeza da fonte

A limpeza da fonte

A melhoria das infra-estruturas, por parte da Câmara de Figueiró dos Vinhos e a construção de um edifício multifuncional, constituído por um Auditório, uma Loja AX de produtos regionais e um Restaurante trouxeram à Aldeia e aos seus habitantes novos desafios, nos quais a “Refúgios de Pedra” tem tido um papel muito importante, sendo hoje reconhecida como uma associação idónea e responsável.

No ano de 2012, em assembleia de sócios e por unanimidade, foi criado o “dia da associação”, com o objectivo de reunir a aldeia em convívio e partilhar algumas tarefas comunitárias.
Este dia é vivido todos os anos, no último sábado do mês de Maio.

A Associação está disponível para quaisquer questões e apreciará as suas opiniões e sugestões.