Weather Forecast

PARTILHAR NA REDE
Aunt Lucilia

Ti Lucília

A Ti Lucília, com 97 anos, era a ultima descendente de pessoas que habitaram o Casal de São Simão numa época em que se vivia do que a terra dava e nela se trabalhava arduamente.

Assistiu à partida dos que foram à procura de uma vida melhor e ao declínio da aldeia. Teimosamente resolveu ficar, mesmo sozinha, já que ficou viúva muito cedo. Foi sempre uma lutadora e uma grande mulher.

Acompanhou com satisfação a reconstrução da aldeia com a vinda da nova geração de moradores. A todos recebia com os braços abertos, com um sorriso nos lábios e um gracejo.

Mesmo depois de, em Outubro, ter recolhido ao hospital continuamos a olhar para a varanda da casa dela. Para nós, lá continua sorridente, pronta para nos abrir a porta e oferecer uma fatia de bolo de iogurte, que todas as semanas fazia para aproveitar os ovos da suas galinhas.

Ficará eternamente nas memórias do Casal de São Simão.

O funeral foi em 5 de Dezembro de 2011, na Aguda.

 

Actualmente, o Casal de S. Simão tem 4 habitantes a tempo inteiro:

  • Um casal de emigrantes, agora reformados, possuidores de um rebanho de cabras e que ainda produzem queijo artesanal;
  • E um casal que finalmente conseguiu iniciar um velho projecto de trocar a vida urbana de Leiria pela vivência no Casal

 

Aos fins de semana e feriados, a aldeia torna-se um local cheio de vida, com risos de crianças a ecoarem de novo na rua e um punhado de amigos mantendo a tradição antiga de partilhar o trabalho que permitiu que esta aldeia tivesse vida de novo.

Já há 16 casas recuperadas e cerca de 40 pessoas directamente envolvidas. Vieram de todos os cantos do pais e de todos os estratos profissionais, unidos pela paixão de, de vez em quando, gozar uns dias no Casal de São Simão.

 

 

Photo 02

Sábado de manhã

Photo 03

Acender o forno do pão