Weather Forecast

PARTILHAR NA REDE

Ida à Ribeira

 

Quem está no Casal tem que ir às Fragas de São Simão!

É a melhor maneira de conhecer a envolvente do Casal, de fazer um pouco de exercício físico e respirar ar puro.

É um bom projecto para uma manhã ou uma tarde (ou ambos), com direito a um banho refrescante se estiver tempo para isso.

Está bem assinalado e, como verá, tem possibilidade de escolher a sua extensão.
Inicia-se a meio da rua do Casal, à
esquerda, passando em frente à Casa da Lura. Siga sempre o trilho. Inicialmente entrará numa mancha de eucaliptos intercalados com pinheiros que será substituída pelo que ainda resta do bosque autóctone de sobreiros e castanheiros. Vá devagar e aprecie a beleza deste refúgio, as cores, a temperatura e o porte magnífico que algumas árvores atingiram: digno de muitas fotografias! Esteja também atento às coisas mais pequenas, como os cogumelos, várias espécies de musgo, plantas silvestres… Desfrute do caminho.

Seguindo sempre a sinalética, vai ter à Ribeira de Alge. Siga o trilho pela esquerda até chegar à ponte. Aí, pode dar largas à sua imaginação: há quem fique estarrecido do alto da ponte, quem percorra os recantos da praia fluvial, tome um banho ou uma bebida no bar (só no verão). Os mais aventureiros e com calçado apropriado desbravam o leito da ribeira no sentido da nascente (mais desafiante, mas ainda assim acessível aos iniciados não muito empenados…). Se ficar a olhar para a imensa parede rochosa com vontade de fazer uma escalada, programe-se com tempo, traga o equipamento ou contacte com uma empresa com experiência nesta área, por exemplo a Go Outdoor.
Aqui pode escolher regressar pelo mesmo caminho ou continuar o percurso conforme assinalado (mais cerca de 45 minutos).
O caminho segue pela estrada empedrada. Vá devagar porque é a subir e porque se for depressa não repara nos medronheiros que, de resto são abundantes nesta parte do percurso. Vai passar por Além da Ribeira, uma aldeia com meia dúzia de casas, mas com moinhos de água ainda em funcionamento. Se vir alguém, pergunte se pode ver o engenho e, porque não, compre farinha moída em mós de pedra, movidas a água. Dali em diante o trilho continua, por vezes submerso no bosque, serpenteando ao lado da ribeira do Fato e vai subindo lentamente até ao Casal.