Weather Forecast

PARTILHAR NA REDE

No Casal de São Simão

 


Varanda do Casal é o restaurante da aldeia. Ambiente requintado, serviço atencioso, cozinha deliciosa e vista deslumbrante, fazem da Varanda do Casal o melhor restaurante num raio de muitos quilómetros.
Não resista à tiborma de bacalhau ou à chanfana e saboreie estas (e outras) iguarias, ao som de música suave e bem seleccionada, desfrutando de uma vista “aérea” do casal que lhe fica aos pés.
Se ainda não está na hora da sua refeição, que tal uma bebida ou um gelado na esplanada?

 

No Avelar

Dona Vitalina: Rua Nova, 65; Tel: 236 622 534 – Só ao almoço
Não há sinalização na porta de entrada, entre e cumprimente a D. Vitalina, uma senhora de cabelos brancos, bem disposta e acolhedora. Pergunte e veja, porque ela está na cozinha, qual é o menu.
Comida caseira, boa qualidade mas apenas dois ou três pratos para escolher (que são suficientes…). O preço inclui o prato principal, pão, bebida (vinho, água mineral, cerveja, sumo) e um café mesmo à saída, ao balcão, enquanto paga 6€. Não há sobremesa, nem fruta.
De véspera, pode-se encomendar a sopa de Abóbora, expoente máximo de gastronomia tradicional portuguesa.
Quanto mais cedo melhor, pois a D. Vitalina pode esgotar a comida. Assim, vá cedo, a partir das 12 horas.

Espeto de Prata : Rua Padre Rosa, 60; Tel: 236 622 960, 918 762 702 (aberto todos os dias das 10 às 14 e das 15 às 21h)
Para quem prefere comer em casa ou fazer um picnic sem ter de preparar as refeições, eis a escolha! Todos os dias uma ementa diferente mas sempre grelhados de frango e entrecosto. Aconselham-se as “migas” (como substituto ou acompanhando as batatas fritas e o arroz) que são uma comida típica feita de broa esmigalhada, feijão frade e couve desfiada.

 

Na Ribeira de Alge

O Moinho: Tel: 236 622 035
Bonita varanda sobre uma ribeira que corre em baixo, a 15 metros, onde se pode almoçar, jantar ou petiscar.
Uma boa variedade de peixe do rio (entre outros) e carne. Bom serviço e melhor comida.
Nos dias de calor aconselha-se um vinho verde de pressão.
Para quem não vai guiar, a refeição poderá ser bem terminada com uma boa aguardente portuguesa.

 

Em Figueiró dos Vinhos

Confeitaria Santa Luzia: Tel: 236 552 129
Não é um restaurante, nem sequer um café; é o sítio onde se fabrica um fantástico pão-de-ló.
Aberto todo o dia e pela noite dentro. Bem no centro da cidade, basta perguntar que todos sabem indicar onde fica.
Um negócio familiar que, ao longo de gerações, continua a fazer o famoso pão-de-ló, os pingos de tocha e as castanhas doces, segundo as muito bem guardadas receitas originais. Um local de visita obrigatória!

 

Na Foz do Alge

Camping Park: Tel: 236 640 000
Basta seguir as placas de sinalização, a partir de Figueiró dos Vinhos (aproximadamente 10 Km).
No local onde a ribeira de Alge desagua no rio Zêzere, num sítio verdadeiramente tranquilo, fica um parque de campismo e, dentro dele um restaurante.
Ainda que esteja no seu início, este local merece uma visita e, pelo menos, uma refeição ligeira enquanto observa um casal de milhafres reais a sobrevoarem a zona.
Vale a pena!

 

No Talasnal

Ti Lena

Ti Lena

Ti Lena: sempre aberto excepto no inverno (só aos fins de semana). Reserve pelos telefones: 933 832 624.
Saindo do Casal de São Simão, não é uma viagem curta mas o Talasnal, uma das aldeias de Xisto, merece, sem dúvida, uma visita.
A estrada para este paraíso não é fácil, pois os últimos quilómetros desde a Lousã não estão asfaltados. De qualquer modo, a menos que tenha chovido muito nos últimos dias, não vai ter problemas se conduzir um carro “normal” com cuidado. Com um veículo todo o terreno, será com uma “perna às costas”.
Ti Lena é o nome da última habitante, ainda viva, desta aldeia abandonada. Este restaurante é parte de um sonho das proprietárias, duas amigas que moram em diferentes cidades durante a semana e que decidiram abrir este local onde os clientes se sentem em casa. O edifício em si é impressionante e a comida é simplesmente deliciosa. Não se admire ao ver o relógio e dar-se conta de que lá passou um bom par de horas.
Veja imagens e comentários de alguns que já lá foram.

 

Outros sítios recomendados

O Cristo (toda a gente conhece o dono por este nome): na rotunda antes do Espinhal, na estrada para Penela e numa localidade chamada Casais da Cabra, está este estabelecimento simples, cujas portas de entrada são uma pipa. Não tem menu, simplesmente o prato do dia, mas boa comida portuguesa.

O Pastor: 500 metros depois do Cristo na direcção para Penela, vai encontrá-lo à esquerda. Com um café, chá, outra bebida ou mesmo sem nada, poderá saborear os melhores pasteis de nata das redondezas.

E muito mais para descobrir… Esta lista será actualizada assim que tivermos (com)provado a qualidade dos locais!