Weather Forecast

PARTILHAR NA REDE

Esticar as pernas até à Pedra Ferida

Photo

Sabemos que está farto de andar em auto estradas, IPs, ICs e estradas largas, por isso propomos-lhe um começo de passeio por uma estrada de montanha, embora sempre alcatroada. Mas siga devagar, não vá que venha um javali fora de mão…
Saia do Casal, deixe a Capela à direita, vire no primeiro cruzamento à esquerda e no próximo em frente, em direcção ao Fato. 1Km depois vire à direita, passe num pequeno túnel e siga sempre em frente. Desfrute do verde da montanha. Vai passar pela Abrunheira, depois pelo Cercal onde tem de virar à esquerda em direcção às Ferrarias de S. João. Quando chegar à Ermida e ao Centro de BTT, vire à esquerda em direcção ao IC3 que irremediavelmente apanhará se continuar sempre a descer.

Quando chegar então à estrada principal, vire à direita, em direcção a Coimbra. Vai encontrar uma rotunda e saia para o Espinhal (1ª saída). O local para onde se dirige está bem assinalado, pelo que deve seguir as setas que o levam até à Pedra Ferida. Se se perder, pergunte a qualquer pessoa que lhe indicará o caminho. Já à saída da aldeia, aprecie o magnífico sobreiro no meio da estrada que as autoridades locais sabiamente deixaram para deleite de todos os que lá passam. Como sempre, vá devagar, tenha atenção às placas, e o último troço (1 Km) é em terra batida, mas em bom estado. Quando vir uma espécie de largo, estacione: o resto é para esticar as pernas!

É um percurso lindíssimo, ao som do cantar da água e com uma luz encantada que lhe vai iluminar ruínas de moinhos, uma vegetação frondosa e para quem estiver mais atento cogumelos, libélulas e um fervilhar de vida que se deixa descobrir facilmente. Vá sempre subindo, é uma subida suave, e no fim deixe-se hipnotizar pela Pedra Ferida, alusão ao entalhe da rocha por onde escorre e despenha a Ribeira de Azenha de uma altura de 32 metros. Há quem ali fique só assim, a olhar, esquecido no tempo…
Quando já tiver visto tudo, regresse pelo mesmo caminho até ao carro.
De verão vá preparado para tomar banho; de inverno, leve calçado para um percurso com alguma lama!
Se quiser voltar a casa, apanhe o IC3 e depois o IC8 para Figueiró dos Vinhos, Saia para Aguda / Fato.
Se ainda não for hora de voltar a casa, pode continuar.